O artigo a seguir vai tratar sobre a ordem cronológica da Bíblia Sagrada, de forma resumida, o que não traz nenhum tipo de dúvida quanto a seu conteúdo.
Conteúdo
Sobre a Fé nas Escrituras
De qualquer forma gostaria de esclarecer que acredito que os sessenta e seis livros do Antigo e do Novo Testamento são verbalmente inspirados por Deus e inerrantes na escrita original, e que eles são de autoridade suprema e final na fé e na vida. (2 Tim. 3:16-17; 2 Pedro 1:19-21).
A Ordem Cronológica da Bíblia
Os livros da Bíblia não seguem uma ordem cronológica. Em vez disso, eles são organizados principalmente de acordo com o tipo de literatura que representam.
Por exemplo, temos um grupo de livros históricos, que vão de Gênesis a Ester, e também um grupo de poesias, que abrange de Jó a Cantares de Salomão.
Já de Isaías a Malaquias, encontramos os livros proféticos, com algumas narrativas históricas incluídas.
De maneira semelhante, temos livros históricos de Mateus a Atos, cartas escritas para igrejas ou indivíduos de Romanos a Judas, e o livro de Apocalipse, que é profético.
Como é Organizada
Dentro de cada tipo de literatura, às vezes os livros da Bíblia são organizados de acordo com uma ordem cronológica básica.
Por exemplo, as profecias de Isaías ocorreram antes das profecias de Jeremias. Em outros casos, os livros são organizados do maior para o menor, como acontece com as epístolas de Paulo.
Apóstolo Paulo
As Epístolas Paulinas são um conjunto de 13 cartas escritas pelo apóstolo Paulo que fazem parte das Escrituras Sagradas. Essas cartas incluem:
- Romanos
- 1 Coríntios
- 2 Coríntios
- Gálatas
- Efésios
- Filipenses
- Colossenses
- 1 Tessalonicenses
- 2 Tessalonicenses
- 1 Timóteo
- 2 Timóteo
- Tito
- Filemom
Se desejássemos organizar o conteúdo da Bíblia em ordem cronológica, alguns livros precisariam ser divididos e incorporados a outros livros.
Por exemplo, 1 e 2 Crônicas seriam separados e inseridos em 1 e 2 Samuel, bem como em 1 e 2 Reis.
Embora agrupar narrativas históricas que tratam do mesmo evento possa ter alguns benefícios, ao fazer isso, perderíamos o tema abrangente de 1 e 2 Crônicas.
Esse tema está relacionado ao encorajamento dos exilados que retornaram a Jerusalém, reafirmando sua herança espiritual em relação ao sacerdócio e ao templo. Apenas ao ler 1 e 2 Crônicas como uma unidade é possível acompanhar esse tema e seu propósito específico.
O Mais Antigo
Além disso, existem alguns livros da Bíblia que são desafiadores de colocar em uma ordem cronológica precisa, devido à falta de certeza sobre quando foram escritos ou quando os eventos que relatam ocorreram.
Um exemplo disso é o livro de Jó, cuja data exata de escrita é desconhecida. No entanto, há indicações dentro do livro que sugerem que Jó viveu no início da história humana.
Cronologicamente, o livro de Jó provavelmente se encaixaria no período abordado pelo livro de Gênesis. Algumas listas colocam Jó entre os capítulos 11 e 12 de Gênesis.
Na imagem acima aparece uma ordem, não definitiva, é claro, mas podemos ter uma ideia de como é diferente da bíblia que temos.
Cronologia
A falta de ordem cronológica na Bíblia pode tornar o estudo difícil, especialmente para aqueles que desejam entender o contexto histórico de várias passagens de diferentes livros.
É aqui que entram as Bíblias cronológicas. Uma Bíblia cronológica, como o nome já diz, organiza o conteúdo da Bíblia em ordem cronológica. Por exemplo, se considerarmos o profeta Isaías, sabemos que ele ministrou durante o período dos reis. Portanto, uma Bíblia cronológica coloca as profecias de Isaías nos lugares adequados nos livros de 1 e 2 Reis.
Além disso, uma Bíblia cronológica detalhada, assim como muitas Bíblias de estudo, também harmoniza os quatro evangelhos, colocando todos os eventos da vida de Cristo em ordem cronológica. Isso facilita o entendimento dos acontecimentos relacionados à vida de Jesus.
A Bibles International, que é a Bible Society of Baptist Mid-Missions, uma agência missionária batista independente com sede em Cleveland, Ohio, fornece uma cronologia básica dos livros da Bíblia.
Eles organizam os livros na seguinte ordem, levando em consideração o tempo dos eventos descritos neles.
Desde sua fundação em 1920, a Baptist Mid-Missions cresceu e agora conta com centenas de missionários atuando em vários países.
Seu foco principal está no evangelismo, plantação e desenvolvimento de igrejas, bem como no treinamento de liderança eclesiástica.
Conclusão
A ordem dos livros na Bíblia não foi estabelecida com base em inspiração divina. Uma maneira de organizar os livros da Bíblia é em ordem cronológica.
Esse processo geralmente envolve a busca de pistas internas e o acompanhamento da história das pessoas e eventos descritos.
É importante ressaltar que nenhuma lista será absolutamente definitiva, mas os estudantes da Bíblia podem obter uma boa compreensão da sequência dos eventos nas Escrituras.
Pingback: Livro de Judas na Bíblia - Creio Sim