Pular para o conteúdo
Jesus lava os pés de seus discipulos

Jesus Lava os Pés dos Discípulos, um exemplo de humildade

No cenáculo, durante a Última Ceia, Jesus lava os pés dos discípulos, conforme relatado em João 13:1-17. Esse gesto possui três significados distintos.

Para Jesus, foi uma forma de demonstrar sua humildade e serviço ao aceitar e amar aqueles que eram pecadores. Para os discípulos, a lavagem dos pés representava uma mudança de mentalidade, contrastando com a atitude em seus corações naquele momento.

Jesus Lava os Pés dos Discípulos

Por fim, para nós, esse ato simboliza o nosso papel no corpo de Cristo, mostrando a importância de servir uns aos outros com humildade e amor.

Um Hábito Local

No primeiro século, andar de sandálias nas estradas da Palestina era comum, e antes de uma refeição comunitária, era necessário lavar os pés.

Isso se devia ao fato de que as pessoas comiam reclinadas em mesas baixas, e os pés ficavam em destaque. Após participar da última ceia, Jesus surpreendeu os discípulos ao começar a lavar os pés deles, conforme registrado em João 13:4.

Ao realizar essa tarefa humilde, Jesus agiu como o mais humilde dos servos.

Os discípulos devem ter ficado surpresos ao verem seu Senhor e Mestre lavando seus pés, pois essa era uma tarefa que eles mesmos deveriam realizar, mas ninguém havia se prontificado.

Jesus veio à Terra não como um Rei e Conquistador, mas como o Servo sofredor mencionado no livro do prefeta Isaías Cap. 53.

Ele deixou claro em Mateus 20:28 que sua missão era servir e dar a vida em resgate por muitos, não para ser servido.

O ato de Jesus de lavar os pés, com uma toalha e uma bacia, demonstrou sua humildade e amor, prenunciando seu ato final de humildade na cruz.

Jesus lava os pés dos discípulos
Jesus lava os pés dos discípulos – Imagem meramente ilustrativa

Uma Lição de Humildade

A Hierarquia

A atitude de Jesus contrastava diretamente com os discípulos, que discutiram recentemente sobre quem entre eles era o maior (Lucas 22:24).

Não havia nenhum servo presente no cenário para lavar os pés, e eles nunca tinham pensado em lavar os pés uns dos outros.

Quando o próprio Senhor decidiu realizar essa tarefa, eles ficaram surpresos e em silêncio.

Pedro sentiu-se extremamente desconfortável com Jesus lavando seus pés e protestou: “Você nunca deve lavar os meus pés” (João 13:8a).

Servir com Amor

Em seguida, Jesus disse algo que provavelmente deixou Pedro ainda mais surpreso: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo” (João 13:8b).

Essa afirmação levou Pedro, que verdadeiramente amava o Salvador, a pedir para ser lavado seus pés e cabeça (versículo 9). Então Jesus explicou: “Aqueles que já tomaram banho só precisam lavar os pés; todo o corpo deles está limpo“.

Vocês estão limpos, embora nem todos” (versículo 10). Os discípulos já tinham se “banhado” e estavam todos “limpos”, exceto um deles – Judas, que iria traí-Lo (versículo 11).

Jesus lava os pés dos discipulos
Jesus e os discípulos – Imagem meramente ilustrativa

Uma Limpeza Diária

Assim, o gesto de Jesus ao lavar os pés dos discípulos ilustrou a purificação espiritual que eles já haviam experimentado. Jesus é aquele que perdoa.

Pedro e os outros discípulos já tiveram passado pela purificação completa da salvação e não precisavam ser lavados novamente espiritualmente.

A salvação é um ato único de justificação pela fé. O que segue é o processo contínuo de santificação ao longo da vida: uma limpeza diária das manchas do pecado.

Enquanto caminhamos neste mundo, um pouco da impureza espiritual do mundo se prende a nós, e isso precisa ser lavado e perdoado por Cristo (veja 1 João 1:9).

Pedro e os outros discípulos – exceto Judas, que nunca pertenceu a Cristo – só precisavam dessa pequena limpeza.

Água Viva

Quando buscamos a salvação em Cristo, Ele gentilmente se dispõe a lavar os nossos pecados, e podemos ter a certeza de que Seu perdão é completo e duradouro (2 Coríntios 5:21).

No entanto, assim como alguém que tomou um banho precisa lavar os pés regularmente, nós também precisamos de uma limpeza regular dos efeitos de viver nesta carne, neste mundo marcado pelo pecado.

Isso é chamado de santificação, que é realizado pelo poder do Espírito Santo que habita em nós, através da “lavagem da água pela Palavra de Deus” (Efésios 5:26).

A Palavra de Deus nos é dada para nos capacitar a realizar boas obras (2 Timóteo 3:16-17).

O Exemplo

Além disso, quando Jesus lavou os pés dos discípulos, Ele disse a eles (e a nós): “Eu vos dei o exemplo, para que façais como eu vos fiz” (João 13:15).

Como seguidores de Jesus, devemos imitar-Lo, servindo uns aos outros com humildade de coração e mente, buscando edificar uns aos outros em humildade e amor.

Uma parte importante desse serviço humilde é tolerar uns aos outros (Colossenses 3:13). Quando buscamos ser os mais importantes, negligenciamos o serviço aos outros e nos recusamos a permanecer, o que desagrada ao Senhor.

A verdadeira grandeza no Reino de Deus é alcançada por aqueles que têm um coração de servo (Marcos 9:35; 10:44), e eles serão grandemente encorajados (João 13:17).

O Ensinamento Prático

Fica o ensinamento do Senhor Jesus, para que servimos uns aos outros, considerando o próximo superior a si mesmo com amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *