Pular para o conteúdo
Fe esperança e amor

A Fé, a Esperança e o Amor, o Maior Deles

A Fé, a Esperança e o Amor, o maior deles…O texto de Primeira Coríntios 12 aborda os dons espirituais que são concedidos pelo Espírito Santo (1 Coríntios 12:4). 

Nesse sentido, é possível que um cristão receba um tipo de dom enquanto outro receba um dom diferente.

No entanto, o capítulo 13 vai além e destaca os três dons que são comuns a todos os cristãos: fé, esperança e amor. 

O Dom do Amor

O versículo 13 enfatiza: “E agora permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor. Mas o maior deles é o amor.”

Amor, Fé e Esperança

Paulo faz uma abordagem interessante e surpreende ao afirmar que a fé, a esperança e o amor permanecem, utilizando um verbo singular para um sujeito composto (e, consequentemente, plural). 

A tradução literal do versículo 1 Coríntios 13:13 seria “fé, esperança e amor” permanece. 

O objetivo de Paulo é destacar que, essencialmente, a fé, a esperança e o amor estão unidos; o que ocorre com um deles ocorre com todos. E o que ocorre é a sua permanência.

Amor o dom supremo
A Fé, a Esperança e o Amor, o Maior Deles – Imagem meramente ilustrativa

Sobre a permanência

Para compreendermos o fato de que a fé, a esperança e o amor permanecem, é necessário considerar o contexto de modo mais amplo. 

Paulo acaba de mencionar outro conjunto de três dons que terão um fim: “Quando há profecias, serão aniquiladas; quando há línguas, cessarão; quando há conhecimento, desaparecerá” (1 Coríntios 13:8). 

Portanto, há um contraste evidente nessa passagem: três dons do Espírito que terão um fim e três dons que nunca deixarão de existir. 

A Fé, a Esperança e o Amor, o Maior Deles

A fé, a esperança e o amor sempre permanecerão inabaláveis.

O Que realmente importa

Os cristãos de Corinto se orgulhavam de ter habilidades especiais, como falar em línguas e mostrar outros dons impressionantes. 

No entanto, Paulo os lembra do caminho mais importante: o caminho do amor (1 Coríntios 12:31). 

Os dons que eles tanto valorizavam eram apenas temporários, enquanto a fé, a esperança e o amor, que são fundamentais, são permanentes e, por isso, mais valiosos.

Natureza divina

A fé, a esperança e o amor são presentes que duram para sempre. O amor é essencialmente eterno, pois faz parte da natureza de Deus.

Quanto à fé e à esperança, também são duradouros. Nossa confiança em Jesus não cessará no futuro eterno; Continuaremos a confiar nele e nossa fé será fortalecida.

Da mesma forma, nossa esperança não acabará apenas porque alcançamos a bênção esperada. Nossa vida será uma sequência infinita de aventuras cheias de esperança e progresso.

Onde há progresso, há esperança. Fé, esperança e amor serão nossos presentes eternos. O amor ágape é o presente supremo.

Deus, em sua bondade, nos conceda esses dons hoje e esperamos tê-los conosco para sempre.

Amor e esperança
Amor e esperança – Imagem meramente ilustrativa

O Amor de Deus

Em 1 Coríntios 13:13, está dito: “E agora permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor.Mas o maior deles é o amor.”

Essa afirmação segue a famosa descrição de Paulo sobre o que é o amor verdadeiro, o amor ágape. 

Existem várias razões pelas quais o amor pode ser considerado o maior.

O Maior deles

O amor é maior do que a fé e a esperança, porque tanto a fé quanto a esperança dependem do amor para existir. 

Sem amor, a fé perde seu significado, tornando-se apenas uma prática vazia. 

Como Paulo afirmou: “Ainda que eu tenha fé para mover montanhas, se não tiver amor, nada sou” (1 Coríntios 13:2). 

Da mesma forma, a esperança genuína não pode existir sem o amor. A esperança sem amor é contraditória, pois não podemos verdadeiramente esperar por algo que não amamos. 

A fé e a esperança são vazias e infrutíferas se não forem concomitantes pelo amor.

Nos amou primeiro

O amor é o maior dom por várias razões, uma delas é que ele é parte essencial da natureza de Deus. Segundo 1 João 4:8, Deus é amor

Os livros de João e as cartas de João destacam o tema do amor. Deus nos o Seu amor e, em resposta, amamos a Ele: “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 João 4:19). 

Jesus também falou sobre o amor, dizendo: “Assim como o Pai me amou, eu também vos amei.”

Uns aos outros

Continuando as palavras de Jesus, “Eu disse isso para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é simples: amem uns aos outros assim como eu os amei.” 

Não há amor maior do que manifestar dedicação e ajuda pelo próximo. Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi e vos designei para que possam ir e dar frutos duradouros. 

Tudo o que pedirem em meu nome, o Pai concederá. O meu mandamento é claro: amem uns aos outros. 

Aqui vemos que o amor sempre existiu entre as pessoas da Trindade. O amor não tem início nem fim, e é esse amor que também somos convidados a ter. 

Jesus desejava que os futuros cristão fizessem parte desse amor: “Eu os revelei a eles e continuarei a revelar, para que o amor que Deus por mim esteja neles e eu mesmo esteja neles.”

O Pai em primeiro lugar

Jesus nos ensinou que os dois maiores mandamentos são sobre o amor, que é o maior dom de todos. Ele disse: “‘Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento‘. 

Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a este: “Ame o seu próximo como a si mesmo“. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos” (Mateus 22:37–40).

Para o indivíduo e para o próximo

João Calvino oferece uma razão simples para o amor ser o maior dom: “Porque a fé e a esperança são para nós, enquanto o amor é derramado para os outros”. 

Em outras palavras, a fé e a esperança beneficiam o indivíduo, enquanto o amor sempre beneficia o próximo. 

Jesus também ensinou sobre o amor mútuo em João 13:34-35, quando disse: “Eu lhes dou um novo mandamento: amem uns aos outros. 

É por meio desse amor mútuo que as pessoas reconhecem que somos discípulos de Jesus”. 

O amor sempre requer a presença de um “outro” como objeto, não pode ser mantido apenas em si mesmo. É sempre manifesto no próximo, um presente maior.

Ele nos convida a direcionar nosso amor e cuidado para além de nós mesmos, alcançando e impactando positivamente a vida daqueles ao nosso redor.

O amor é muito importante para Deus e fundamental na vida dos cristãos. A lei de Cristo é amar a Deus e amar as pessoas ao nosso redor. 

O amor está presente em tudo o que Deus faz e deve estar presente em todas as nossas ações também. 

O amor nunca falha, nunca acaba. Por isso, o amor é ainda maior do que a esperança e a fé.