Pular para o conteúdo
Quem Foi Mical na Bíblia

Quem foi Mical na Bíblia? A Primeira esposa de Davi

Mical era a filha mais nova do rei Saul e aparece pela primeira vez na bíblia no livro de 1 Samuel 14:49. Ela é uma figura importante na história bíblica pois foi a primeira esposa do rei Davi.

Inicialmente, sua irmã mais velha, Merabe, foi prometida a Davi como esposa, como recompensa por matar os inimigos de Saul (1 Samuel 18:17). 

Depois que Davi derrotou Golias, o rei Saul ofereceu sua filha mais velha, Merabe, para se casar com Davi. No entanto, Davi sentiu que não era merecedor dessa honra e Merabe acabou sendo dada por Saul a um homem de nome Adriel (1 Samuel 18:19).

Quem Foi Mical? Esposa de Davi

Antigo Testamento

Este texto traz alguns fatos narrados de forma resumida com os capítulos e versículos, sugiro que leia os textos e veja mais detalhes nos livros citados para entender melhor sobre o contexto e outras curiosidades.,Ao ler preste atenção aos detalhes citados.

Mical Filha de Saul

Ao perceber que Mical tinha sentimentos por Davi, Saul viu nisso uma oportunidade de manipular o futuro rei, pois sentia um ciúme extremo. 

Então, ele concordou em dar sua filha a Davi como prêmio por outra vitória contra os filisteus, na esperança de que Davi fosse morto durante o ataque, e nesta ocasião Davi vence 200 homens, (1 Samuel 18:24-25, 27).

Quem Foi Mical na Bíblia primeira esposa de Davi
Quem Foi Mical na Bíblia primeira esposa de Davi – Imagem meramente ilustrativa

A Vitória e o Prêmio

Davi conseguiu vencer os filisteus e recebeu a princesa como esposa. O pai, Saul, ficou com ciúmes e tentou matar Davi com uma lança, mas Davi conseguiu escapar.

Mical ajudou Davi a escapar quando os homens de Saul vieram atrás dele para matá-lo (1 Samuel 19:7-11 – 1 Samuel 18:29). 

Por algum motivo desconhecido, mais tarde Saul deu Mical a outro homem chamado Palti, filho de Laís, enquanto Davi fugia para salvar sua vida (1 Samuel 25:44). 

Anos depois, quando Saul já havia morrido e Davi se preparava para se tornar rei, ele ordenou que Mical fosse trazida de volta para ele, mesmo que Davi já tivesse outras esposas e filhos naquela época. 

Não há informações se Mical teve voz nessa decisão. Ela foi levada de volta à força, enquanto seu marido Palti os seguia chorando, até que Abner ordena que retorne (2 Samuel 3:14-16).

Mical Não Teve Filhos

Depois desse acontecimento, parece que seu amor por Davi parece não existir mais, porque na próxima vez que a vemos, ela critica Davi de forma mordaz em seu coração, quando ele está dançando diante do Senhor (2 Samuel 6:16, 20).

Em vez de abordar a causa de sua amargura, que provavelmente foi o ato cruel de separá-la de seu marido, Davi se defende e rebaixa seu pai. 

Devido à sua atitude sarcástica e desrespeitosa, nunca teve filhos (versículo 23). 

Podemos concluir que ela e Davi não compartilharam intimidade ou que o Senhor impediu que ela tivesse filhos, por causa do desprezo em seu coração, por Davi, ungido servo do Senhor.

Conclusão

Podemos aprender com a triste história de Mical, o que acontece em um casamento quando as ofensas duram anos, sem solução. 

A paixão juvenil da Princesa pelo herói de Israel se transformou em amargura quando ele a tratou como propriedade, e a separou de Palti, a quem tinha por marido. 

Mesmo alguém como Davi, um homem segundo o coração de Deus ( Atos 13:22), também poderia ser egoísta e causar dor em alguém que deveria ter amado. 

Embora Davi tenha sido muito usado por Deus, ele também era um ser humano pecador que cometeu erros trágicos. 

Deus colocou histórias como a de Mical na Bíblia para nos lembrar que os grandes homens da bíblia também foram humanos e a amargura pode destruir até mesmo uma rainha.

Continue acompanhando nossos estudos Bíblicos, visite nossa seção sobre o Novo Testamento, temos outros estudos, e se você tem algum sugestão, mande seu recado, e não deixe de nos acompanhar nas redes sociais em nossos perfis do Facebook e Instagram.

2 comentários em “Quem foi Mical na Bíblia? A Primeira esposa de Davi”

  1. Pingback: Leão da Tribo de Judá, Saiba o Significado - Creio Sim

  2. Pingback: Estudo Sobre o Livro de Rute, Rute e Noemi - Creio Sim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *