O Salmo 121 pertence às “Canções de Subida”, cantadas pelos peregrinos em sua jornada rumo a Jerusalém.
Seus versos iniciais nos trazem uma pergunta poética: “Levanto os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
Conteúdo
Salmo 121
O meu socorro vem do Senhor, o Criador dos céus e da terra” (Salmos 121:1–2).
Viagem a Jerusalém
À medida que o salmista sobe pelas colinas em direção a Jerusalém, ele declara que o Senhor, o Criador dos céus e da terra, é sua única fonte de ajuda.
A Bíblia está repleta de súplicas angustiadas de pessoas necessitadas em busca de ajuda.
Durante uma jornada cansativa e desafiadora rumo a Jerusalém, o salmista questionou: “De onde virá o meu socorro?”
Salmo da Peregrinação
De acordo com a tradição judaica, as pessoas de Deus cantavam essas canções peregrinas de ascensão (Salmos 120-134) enquanto viajavam para o templo durante os festivais de adoração.
O Salmo 121 expressa a confiança do adorador em Deus, confiando que Ele cuidará de Israel e protegerá Seu povo de todo mal.
Ao mesmo tempo, este salmo é uma declaração geral de confiança em Deus como guardião e protetor do caminho da vida.
A resposta enfática a esse apelo generalizado é: “O meu socorro vem do SENHOR, o Criador do céu e da terra” (Salmos 121:2).
O Salmo 121, talvez mais do que qualquer outra passagem da Bíblia, ilustra como Deus, o Criador todo-poderoso e Protetor sempre presente, é a única fonte real e confiável de ajuda para a humanidade.
O Seu Santo Monte
Quando o poeta dirige seu olhar às montanhas, é como se contemplasse a presença divina de Javé, o Deus Criador do céu e da terra, sentado majestosamente em Seu trono celestial.
A Bíblia faz referências frequentes às alturas de Jerusalém como a montanha sagrada, o local onde Deus escolheu habitar (Zacarias 8:3; Salmos 48:1–2; Isaías 27:13).
Dessa elevada morada divina provém o socorro do Senhor: “Clamei ao Senhor, e Ele me respondeu do seu santo monte” (Salmos 3:4; veja também Salmos 20:2; 134:3). Da mesma forma, dessa sagrada habitação do Senhor advém a segurança eterna: “Assim como os montes cercam Jerusalém, o Senhor envolve o Seu povo, agora e para sempre” (Salmos 125:2).
Salmo 121
Quando o salmista fez uma pergunta: “De onde vem o meu socorro?“, não era uma pergunta de perplexidade ou dúvida. Pelo contrário, ele expressou espera em sua oração. Ele confiava plenamente que Deus, o Criador, estava cuidando dele de forma incansável, protegendo-o incessantemente.
O salmista tinha plena aprovação do tipo de ajuda que ele ansiava viria do Senhor: “Ele não permitirá que o teu pé escorregue; aquele que cuida de ti não dormirá. Na verdade, aquele que cuida de Israel nunca dorme, nem cochila” (Salmos 121:3–4).
O Socorro bem presente
Infelizmente, é comum que busquemos ajuda nos lugares errados. Tentamos resolver nossos problemas com nossas próprias forças ou seguindo a sabedoria do mundo.
Recorremos aos nossos pais em momentos de necessidade. Buscamos a companhia de amigos ou um parceiro para nossas almas. Buscamos sucesso e autoestima em nossas carreiras.
Em alguns casos pessoas tentam preencher o vazio interior com os mais diversos meios, ocupando-se de diferentes tipos de atividades e práticas.
Experimentamos tudo o que este mundo oferece em busca de felicidade ou apenas maneiras de lidar com a vida.
No entanto, todas essas soluções se mostram insuficientes. O que realmente precisamos é clamar como o salmista: “Ajuda-me, Senhor meu Deus; salva-me segundo o teu amor fiel” (Salmos 109:26).
Nunca Falha
Nossa ajuda espiritual vem do Senhor através de Sua proteção vigilante, que nunca falha e é incansável: “Ele não permitirá que o seu pé escorregue; aquele que cuida de você não dormirá; na verdade, aquele que cuida de Israel não dormirá nem cochilará” ( Salmos 121:3–4). Para isso é necessário exercer a fé.
Em todas as circunstâncias, sejam quais forem, seja sob o calor escaldante do dia ou a frieza da noite, “o próprio Senhor cuida de você! O Senhor está ao seu lado como uma sombra protetora” (Salmos 121:5–6; veja também Salmos 91:1).
Independentemente das ameaças que enfrentamos, seja ao corpo ou à alma, em todas as situações da vida, “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, sempre presente para ajudar em tempos de angústia” (Salmos 46:1). Vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, Deus nos protege.
O filho de Deus pode declarar com confiança: “O meu socorro vem do Senhor“, pois Deus guarda e protege Seus filhos em todos os momentos e perigos: “O SENHOR te guarda de todo mal e cuida da tua vida. O Senhor cuida de você em sua entrada e saída, agora e para sempre” (Salmos 121:7–8).
Conclusão
Se alguém lhe questionar: “De onde vem minha ajuda?“, você pode responder com fé esta incrível citação do salmista: Em todos os momentos, não importa para onde você vá ou enquanto viver, a Bíblia declara: “O teu socorro vem do Senhor! ” (Salmos 121:8).
Não importa qual seja o problema que enfrentemos neste mundo, Deus está conosco, iluminando qualquer escuridão com Sua luz (João 1:4; 2 Coríntios 4:6) e suprindo a nossa fé, além necessidades para a vida espiritual e a piedade (2 Pedro 1: 3). Quaisquer contratempos, dificuldades ou machos que encontrarmos, nosso Deus fiel transformará esses desafios em algo que contribuirá para o nosso bem (Romanos 8:28).
Em todos os nossos dias, Ele é o nosso Auxiliador e Deus que sustenta nossas vidas (Salmos 54:4).