Pular para o conteúdo
A Mulher do Fluxo de Sangue

Estudo Bíblico Sobre a Mulher do Fluxo de Sangue

A história da mulher do fluxo de sangue pode ser encontrada nos evangelhos de Marcos 5:24–34 e Lucas 8:42–48. Embora ambos os relatos sejam breves, o relato de Marcos apresenta alguns detalhes adicionais em comparação com o de Lucas.

A Mulher do Fluxo de Sangue

Essa história se desenrola dentro de um contexto maior. Jesus estava a caminho da casa de um líder da sinagoga para curar sua filha que estava à beira da morte (veja Marcos 5:21–24).

No entanto, nesse trajeto, uma mulher desconhecida interrompeu o progresso de Jesus.

A muher com fluxo de sangue
A muher com fluxo de sangue – Imagem meramente ilustrativa

12 anos

Sabemos algumas coisas sobre a mulher. Primeiro, ela sofria de um problema de sangramento que durou doze anos, um período muito longo.

Em segundo lugar, ela gastou todo o seu dinheiro em tratamentos com diversos médicos, mas nada ajudou. Na verdade, seu fluxo de sangue só piorou (ver Marcos 5:25–26).

Além disso, de acordo com a Lei Judaica, ela era considerada cerimonialmente impura devido ao seu sangramento (Levítico 15:25-27).

Isso significava que ela não podia entrar no templo para participar das cerimônias religiosas judaicas. Segundo a Lei, qualquer coisa ou pessoa que ela tocasse também ficaria impura.

Apesar disso, ela estava no meio da multidão, desesperada por um milagre depois de doze anos de sofrimento. Quando ela ouviu falar de Jesus, aproximou-se dEle no meio da multidão e tocou em Seu manto, pensando: “Se eu apenas tocar em Suas vestes, serei curada” (Marcos 5:27–28).

Ele a purificou

Assim que a mulher tocou em Jesus, milagrasomente, seu sangramento imediatamente parou, e ela percebeu que tinha sido curada. Em um instante, Jesus realizou o que nenhum médico conseguiu em doze anos.

Isso demonstra claramente o poder de Cristo, mas também nos mostra um ponto importante sobre Jesus e a Lei. Em Levítico 15:31, Deus diz: “Você deve manter os israelitas separados das coisas que os tornam impuros, para que não morram em sua impureza, contaminando a minha habitação, que está no meio deles“.

No Antigo Testamento, o templo era o lugar onde Deus habitava no meio dos israelitas, mas no Novo Testamento, Deus habitava entre os seres humanos na pessoa de Jesus Cristo (ver João 1:14).

Por meio de Jesus, as penalidades da Lei foram revertidas, e a contaminação deste mundo não teve efeito sobre Cristo. A mulher não tornou Jesus (a morada de Deus) impuro – Ele a purificou!

Jesus e a multidão
Jesus e a multidão – Imagem meramente ilustrativa

Ele percebe

Jesus imediatamente responde à mulher que tocou em Suas vestes e foi curada. Mesmo com as pessoas empurrando e pressionando-O de todos os lados, 

Ele para, se vira e pergunta: “Quem tocou em minhas roupas?” (Marcos 5:30). Os discípulos ficaram surpresos, mas Jesus sabia que havia saído poder curador Dele.

Não podemos “extrair” um milagre de Deus sem que perceba. 

Após a mulher se apresentar e explicar, Jesus esclareceu qualquer mal-entendido sobre sua cura, dizendo: “Filha, a tua fé te curou. Vá em paz e fique livre do seu sofrimento” (Marcos 5:34). 

Esta passagem bíblica nos ensina que Deus age de acordo com a nossa fé, mesmo quando Ele está ocupado com outra coisa!

Uma resposta à fé

Jesus tinha a capacidade de curar a mulher e seguir em frente em direção ao seu destino original. Apenas Ele e a mulher teriam conhecimento do que ocorreu. 

No entanto, Ele decidiu não fazer isso. Jesus interrompeu o que estava fazendo e reconheceu o resultado da fé demonstrada por essa mulher: sua cura completa e imediata, o Senhor não atendeu uma necessidade, ele atendeu a fé dela.

Sua fé foi o que moveu a manifestação da glória de Deus.

Água viva
Água viva – Imagem meramente ilustrativa

Água viva

Aos olhos de todos, a mulher do fluxo de sangue era imunda, e talvez até desprezada. Em uma sociedade em que a mulher não tinha espaço devido à cultura da época, quanto mais, na situação em que se encontrava. 

Para o homem, o natural ao tocar em algo sujo, o que está limpo fica sujo, porém, com Cristo é diferente, a mulher impura ao tocar as vestes de Jesus, ficou pura,

Ele é a água viva(Ap 7.17) que nos limpa de toda impureza espiritual, Sua glória e santidade são incorruptíveis, Ele transforma pecadores em santos. 

A mulher experimentou cura e salvação no mesmo instante, pois o Senhor lhe diz, “a tua fé te salvou”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *