Pular para o conteúdo
Milagres da Bíblia

Milagres da Bíblia, A Interpretação Literal

Sim, devemos interpretar literalmente os milagres na Bíblia descritos, assim como toda a Escritura, exceto quando é claro que se trata de simbolismo. 

Por exemplo, no Salmo 17:8, não somos literalmente meninas dos de Deus, e Deus não tem asas literalmente. 

No entanto, os milagres sentidos na Bíblia não são eventos simbólicos; eles são eventos reais que realmente aconteceram.

Milagres da Bíblia

Cada um desses milagres teve um propósito específico e realizou algo que não poderia ter sido alcançado de outra forma.

Milagres da Bíblia Criação
Milagres da Bíblia Criação – Imagem meramente ilustrativa

A Criação

O maior e mais profundo milagre de todos foi o da criação. Deus criou tudo do nada, e cada milagre subseqüente mostrou Seu incrível poder. 

No livro de Êxodo, encontramos muitos eventos milagrosos que Deus usou para cumprir Sua vontade. 

As pragas no Egito, como a transformação da água do Nilo em sangue (Êxodo 7:17) e a morte dos primogênitos (Êxodo 12:12), foram eventos reais que levaram Faraó a libertar o povo hebreu da escravidão. 

Se essas pragas não foram causadas, por que Faraó teria permitido que o povo partisse? E se a praga da morte dos primogênitos não fosse real, então Deus não teria passado pelo Egito naquela noite, nem haveria necessidade dos hebreus colocarem sangue nas ombreiras de suas portas. 

Já pré anunciando que, assim como as portas marcadas com o sangue de um cordeiro os livraria da morte, também o cordeiro de Deus, os livraria da morte no futuro, com a crucificação de Jesus.

A Saída do Egito

Um dos milagres mais conhecidos do Antigo Testamento é a abertura do Mar Vermelho (Êxodo 14), onde o faraó e grande parte de seu exército se afogaram. 

Se considerarmos esse milagre como simbólico, como podemos distinguir quais partes da história são literais? 

  • Será que os hebreus realmente deixaram o Egito? 
  • O exército de Faraó realmente os perseguiu? 
  • E se sim, como os hebreus conseguiram escapar? 

O Salmo 78 é um exemplo de passagem em que Deus lembra o povo dos milagres que Ele realizou ao libertá-los da escravidão no Egito. 

Esses milagres poderosos admiraram as nações vizinhas e provaram que o Senhor é o único e verdadeiro Deus. 

Enquanto os ídolos pagãos feitos de madeira e pedra não têm o poder de realizar tais coisas. Somente o Deus dos milagres é digno de adoração.

Milagres de Jesus

Milagres da Bíblia Lazaro
Milagres da Bíblia – Lázaro – Imagem meramente ilustrativa

No Novo Testamento, Jesus realizou muitos milagres, incluindo o primeiro nas bodas de Caná, onde transformou água em vinho (João 2:1-10). 

Milagre da Bíblia

Um dos milagres mais impressionantes foi a ressurreição de Lázaro após quatro dias de morte (João 11:17). 

Todos esses milagres tinham o objetivo de provar que Jesus era realmente o Filho de Deus, como Ele mesmo afirmava. 

Quando Ele acalmou a tempestade em Mateus 8:24, os discípulos ficaram surpresos, até dizendo: “Quem é este homem que até os ventos e as ondas lhe obedecem?” (v. 27). 

Se os milagres de Jesus não eram reais, então as histórias sobre suas curas seriam apenas contos fictícios, e as pessoas continuariam sofrendo com doenças, o que levantaria dúvidas sobre a compaixão de Jesus (Mateus 14:14; 10:34; Marcos 1: 41).

Se Ele não tivesse realmente alimentado milhares de pessoas com alguns pães e peixes, elas permaneceriam com fome, e as palavras de Jesus em João 6:26 “Vocês me procuram, não porque viram sinais miraculosos, mas porque comeram até satisfazer“, não teriam significado algum. 

Conforme descrito nas escrituras sagradas, Jesus realmente curou os doentes, alimentou e os salvou com poucos recursos, transformou água em vinho e trouxe Lázaro de volta dos mortos. 

João 2:23 nos diz que muitas pessoas creram Nele por causa desses milagres.

Milagres da Bíblia - Fé na Palavra
Milagres da Bíblia – Fé na Palavra – Imagem meramente ilustrativa

Milagres da Bíblia

Todos os milagres têm um propósito: provar que Deus é único, que Ele tem total controle sobre a criação porque Ele é a sua fonte, tudo é nEle, por Ele e para Ele.

E nos convencer de que, se Ele pode realizar esses milagres, não há nada impossível para Deus, para Ele tudo é possível. 

A Bíblia nos ensina que devemos ter fé em Deus, Ele quer que confiemos nEle e saibamos que Ele também pode realizar milagres até os dias de hoje. 

Se os milagres não aconteceram, como podemos confiar em qualquer coisa que a Bíblia nos diga, especialmente quando ela nos fala sobre a vida eterna disponível por meio de Cristo? 

Fé na Palavra

Quando começamos a duvidar de qualquer parte da Escritura, questionamos todo o plano maravilhoso de Deus e abrimos a porta para as mentiras e distorções que são o plano de Satanás para destruir nossa fé (1 Pedro 5:8). 

A Bíblia deve ser lida e compreendida literalmente, incluindo, principalmente, os milagres.

1 comentário em “Milagres da Bíblia, A Interpretação Literal”

  1. Pingback: As 10 Pragas do Egito, Significado e Poder Sobrenatural na Libertação dos Israelitas - Creio Sim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *