Pular para o conteúdo
Igreja entenda o real significado

Igreja, entenda o real significado

Muitas pessoas hoje, e talvez a maioria, entendem a igreja como um edifício, um local físico. 

Porém, para a surpresa de muitos, este não é um entendimento realmente bíblico sobre o que é a igreja. 

A palavra “igreja” é uma tradução da palavra grega “ekklesia, que é definida como “uma assembléia” ou “convocados”. A raiz do significado de igreja não é de um edifício, mas sim de pessoas.

Por exemplo, Atos 11:26 diz que “Barnabé e Saulo reuniram-se com a igreja [ekklesia]” em Antioquia. 

E em 1 Coríntios 15:9, “Paulo diz que havia perseguido a igreja [ekklesia] de Deus”.

Igreja, entenda o real significado

É irônico e muito comum que quando você pergunta às pessoas que igreja elas frequentam, elas geralmente identificam um prédio, um local, um endereço. 

Romanos 16:5 diz: “Saudai a igreja que está na casa deles”. Paulo se refere à igreja em sua casa, não um prédio de igreja, mas um corpo de crentes (pessoas que creem).

Os primeiros cristãos não tinham um prédio designado para suas reuniões. Eles se reuniam em casas, nos versículos (Colossenses 4:15 ; Filemom 1:2) ao fazer a correspondência com a tradução da palavra grega “ekklesia”, é possível entender que a reunião estava acontecendo nas casas.

Igreja, o corpo de Cristo
Igreja, o corpo de Cristo – Imagem meramente ilustrativa

O Corpo

A igreja é o corpo de Cristo, do qual Ele é a cabeça. Efésios 1: 22–23 diz: “E Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o constituiu como cabeça sobre todas as coisas da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todas as coisas”.

O corpo de Cristo é composto de todos os crentes em Jesus Cristo desde o dia de Pentecostes (Atos 2) até o retorno de Cristo. 

Biblicamente, podemos considerar a igreja de duas maneiras, como a igreja universal ou como a igreja local.

Igreja local e igreja universal

Para compreendermos a diferença entre a igreja local e a igreja universal, precisamos entender o significado básico de cada uma delas. 

A igreja local se refere a um grupo de pessoas que professam sua fé em Jesus Cristo e se reúnem regularmente em um local específico. 

Já a igreja universal engloba todos os fiéis de Jesus Cristo espalhados pelo mundo. Em outras palavras, a igreja local é um grupo mais restrito, específico de uma região ou localidade, enquanto a igreja universal é um conceito mais amplo que abrange todos os cristãos do planeta.

Propósito único

A universal consiste em todos os lugares, que têm, por meio da fé, um relacionamento pessoal com Jesus Cristo. “Pois todos nós fomos batizados em um só Espírito em um só corpo, quer judeus, quer gregos, escravos ou livres, e a todos nós foi dado beber de um só Espírito” (1 Coríntios 12:13 ).

Este versículo diz que todo aquele que crê faz parte do corpo de Cristo e recebeu o Espírito de Cristo como prova. 

Todos aqueles que receberam a salvação pela fé em Jesus Cristo constituem a igreja universal, os membros da igreja universal devem buscar comunhão e edificação de sua fé em uma igreja local.

Igreja entenda o real significado
Igreja entenda o real significado – Imagem meramente ilustrativa

As igrejas físicas

O edifício mais antigo da igreja, conhecido pelos historiadores, estava localizado no rio Eufrates, na Síria romana. Era uma grande casa, remodelada por volta de 240 dC para criar uma espaçosa área comum e uma segunda sala apropriada para o batistério. 

À medida que o cristianismo se espalhou para outras nações, os prédios físicos de igrejas, para uso de reuniões, cultos e estudo da bíblia, foram se tornando mais comuns. 

Já no século 11, grandes catedrais começam a ser erguidas em cidades europeias, e igrejas paroquiais menores brotando em cidades e vilas.

A Igreja contemporânea em casas

A maioria das casas hoje não são grandes o suficiente para acomodar o número maior de cristãos. Assim, surge a opção de pequenos grupos de uma igreja local, onde fazem encontros periódicos para, juntos estudarem a bíblia Sagrada, orar, louvar e ter um tempo de comunhão.

Um local funcional

Muitas edificações destinadas a igrejas são multifuncionais. Algumas abrigam escolas cristãs durante a semana, cursos teológicos à noite. 

Há casos que atendem o serviço social, oferecendo refeições, abrigo ou outras provisões diárias para membros da comunidade em dificuldades ou situação de vulnerabilidade. 

O prédio destinado a uma igreja costuma ser o centro da vida social na localidade onde se encontra, sendo o local de jantares, reuniões, atividades juvenis entre outras. 

Um prédio de igreja é geralmente visto como um lugar seguro, um refúgio para viajantes ou necessitados. 

Independentemente da denominação, a maioria das igrejas representa um elo com Deus para aqueles que estão fora da fé.

Igreja, entenda o real significado

Então, o real significado da igreja fala sobre uma assembléia, uma reunião de convocados, onde um grupo de pessoas se encontra com objetivo de tratar de assuntos relacionados à vida cristã, estudar as escrituras sagradas visando o aprendizado de seus ensinamentos, e não um local, um prédio, uma edificação, um endereço, não é sobre isso, se trata e pessoas, vidas que juntos compõem o corpo de Cristo na terra.

2 comentários em “Igreja, entenda o real significado”

  1. Pingback: Mulher Samaritana, uma linda história - Creio Sim

  2. Pingback: Criação do Mundo, como Jesus, o Filho, participou - Creio Sim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *