Pular para o conteúdo
Caim e Abel

Caim e Abel, entenda a diferença das ofertas

Conheça a história de Caim e Abel. Caim foi um dos filhos de Adão e Eva. Seu nascimento é o primeiro registrado nas Escrituras, o que nos leva a crer que ele foi o primogênito de Adão e Eva (Gn 4.1).

O nome Caim é baseado na raiz hebraica “Qayn”, cujo significado varia entre: Possessão, posse, ferreiro, lança, aquisição.

Caim ficou conhecido por sua história, pelo fato de ter assassinado o próprio irmão, Abel, e então, a partir deste fato temos o registro do primeiro homicídio da história. 

Motivado por ter sua oferta rejeitada por Deus, ao passo que a oferta de seu irmão Abel foi aceita, Caim ficou irado (Gn 4.4-6). 

Os Ofícios

Abel era Pastor de Ovelhas, Seu irmão lavrador, entende-se aqui que eles viviam em uma condição de comunidade, com atividades e responsabilidades distintas, contudo a bíblia não trás a informação de haver mais pessoas nesta comunidade, como por exemplo, a existência de irmãs, mas será mesmo que viviam apenas Adão, Eva e seus dois filhos? Esta é uma pergunta que não temos resposta, apenas suposições imaginárias

A Oferta

Em Gn 4.3 é onde temos a descrição de onde tudo começou, que um determinado tempo os irmãos apresentaram cada um, uma oferta ao Senhor, Caim trouxe do fruto da terra, e seu irmão Abel escolheu, separou das primícias de seu rebanho e da gordura deste.

Desagrado

E o texto segue, Gn 4.4, nos traz o relato que Deus se agradou da oferta de Abel, já a oferta oferecida por Caim não se agradou. Não faço ideia de como deve ser, saber, sentir que Deus se desagrada de algo que eu esteja lhe oferecendo, isso deve ter um peso imensurável.

Caim e Abel

A Intenção de Abel

Ao analisar o texto, vemos uma situação que ocorre apenas com Abel, onde o texto diz que ele trouxe das primícias e da gordura, aqui há uma informação valiosa, que nos dá a entender que ele dedicou tempo para para escolher e separar, analisar o que tinha de melhor para oferecer.

Ele não entregou uma oferta qualquer, ele entendia para quem estava ofertando.

Caim e abel
Caim e abel

A oferta de Caim

Esta sem dúvida é uma passagem que nos dá poucos indícios mas que podemos tirar muitas lições, Gn 4.3, diz que Caim trouxe do “fruto da terra”, num primeiro momento não vemos nada de errado nessa condição, nos parece que ele ofertou do fruto do seu trabalho, uma vez que era lavrador.

Geralmente ofertamos o fruto do nosso trabalho e isso nos parece tão normal.

Mas o texto não traz maiores detalhes, o que nos dá uma margem para imaginar que ele simplesmente colheu algo, fruto da terra, não era nem de seu trabalho e ofertou.

Então, não recebeu a aprovação de Deus porque seu coração não estava correto diante de Deus.

A oferta começa no coração

Porém, ao observar o detalhe narrado no texto sobre a oferta de seu irmão, vai dizer que ele trouxe das primícias, houve escolha, identificação, observação, tratamento, ele teve trabalho para preparar a oferta, “e da gordura de seu rebanho”, para levar da gordura certamente teve o trabalho de matar um animal, e não era qualquer animal, tratava-se de primícias.

Apesar de poucas, as informações e detalhes, nos trazem estes pontos importantes que podemos verificar.

A Rejeição

Após a rejeição de Caim e sua oferta, sua primeira reação foi ficar irado, e a bíblia diz ainda que caiu seu semblante.

Em seguida, já é repreendido pelo Senhor, que lhe diz: Se procederes bem, não serás aceito? Se não fazes bem o pecado jaz à porta, e cabe a ti dominar seus desejos.

A Repreensão 

Caim rejeitou a repreensão do Senhor, Gn 4.7, este fato nos leva a uma reflexão que está no livro dos Salmos 94.12, nunca rejeite o ensino, a instrução do Senhor, a qual temos acesso a ela em Sua palavra. 

O Extremo

As escrituras trazem poucos detalhes nos registros de como exatamente ocorreu o fato, apenas a informação de que Caim leva seu irmão ao campo, estando no campo Caim se levantou contra seu irmão e o matou (Gn. 4.8).

Onde Está Abel

Após o Caim ter assassinado seu irmão, e aqui não temos a informação de quanto tempo após o fato, o Senhor pergunta para Caim sobre o paradeiro de Abel, e Caim responde de uma maneira curiosa, para muitos de nós entendido como uma forma mal educada, ríspida, “Acaso sou responsável do meu irmão?

E o Senhor continua: “O que tu fizeste?, A voz do sangue de teu irmão, clama a mim desde a terra.”

Caim
Caim – Terra de Node – Imagem meramente ilustrativa

A Maldição

Em seguida o Senhor declara Caim como amaldiçoado, expulsa ele daquele lugar, então passa a viver errante pela terra, recebe uma marca, a qual lhe identificaria para que qualquer um que o achasse não o matasse, e se porventura alguém o matasse a vingança seria sobre ele sete vezes mais.

Aqui temos 2 interpretações sobre as sete vezes mais, a primeira é que poderia ser um castigo pior do que a maldição de Caim que sobressaísse em proporção de 7 vezes pior, a segunda interpretação fala sobre uma maldição até a sétima geração da família daquele que matasse Caim.

Destino

Gen 4.16 – Caim estabeleceu-se na terra de Node, a leste do Éden, onde conheceu uma mulher e se casou. É bem provável que ela fosse sua irmã, prima ou sobrinha. Juntos, eles tiveram descendentes que são registrados na Bíblia até a sexta geração. Caim construiu uma cidade (versículo 17), e seus descendentes incluíam pastores nômades, músicos e ferreiros (versículos 20-22).

Filhos de Caim

À medida que o tempo passava, os descendentes de Caim, Gn 4.17 se tornavam cada vez mais perversos. Lameque, o quinto descendente de Caim, era um homem polígamo e assassino, que não tinha vergonha de se vangloriar de seus pecados, conforme descrito em Gn 4:23. Toda a semente de Caim provavelmente foi exterminada no dilúvio. 

A trágica história de Caim ilustra os efeitos prejudiciais da raiva e do ciúme. A obstinação e a desobediência de Caim são mencionadas nas Escrituras como uma advertência para outros que poderiam seguir seus passos. 

No livro de 1 Jo 3.12 o texto deixa claro a respeito: “Caim era do Maligno, suas obras eram más”.

Judas 1.4 e 11 fala de “certos indivíduos que se introduziram com dissimulação…Ai deles porque prosseguiram pelo caminho de Caim…”

Hebreus 11:4 traz uma boa noção do motivo pelo qual a oferta de Caim foi rejeitada: “Pela fé, Abel trouxe a Deus uma oferta melhor do que a de Caim.” Abel tinha fé e Caim não.

3 comentários em “Caim e Abel, entenda a diferença das ofertas”

  1. Pingback: A Terra era sem forma e vazia - Creio Sim

  2. Pingback: Salmos 91, entenda o significado - Creio Sim

  3. Pingback: Quem Foi Noé na Bíblia? - Creio Sim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *