Pular para o conteúdo
Andando na Luz

Andando na Luz, entenda a 1ª carta de João

Andando na Luz (1Jo 1:5-2:11), um contraponto aos ensinamentos de falsos mestres. O que o apóstolo João ensina a respeito em sua carta.

O uso do verbo “andar” como metáfora para uma vida de comunhão com Deus, embora seja familiar aos leitores da Bíblia, é, de fato, muito marcante.

A metáfora tem suas raízes no Antigo Testamento, onde lemos sobre Enoque, Noé e Abraão, que dizem ter “andado com Deus” (Gênesis 5:24; 6:9) ou “diante do SENHOR” (Gênesis 24:40).

Está presente no chamado de Deus a Israel para “…temer o SENHOR, teu Deus, andar em todos os seus caminhos, amá-lo e servir ao SENHOR, teu Deus” (Deuteronômio 10:12), um chamado que eles decidiram rejeitar por causa de seus corações obstinados e sob a influência de líderes infiéis e falsos profetas.

Andar na Luz

Considerando esse contexto, não é nenhuma surpresa encontrar João usando essa metáfora de uma “caminhada” para descrever o modo de vida do autêntico seguidor de Jesus. 

Em 1 João, a metáfora está restrita a 1:5-2:11, onde o discípulo autêntico é descrito como alguém que “anda na luz” (1:7) e, portanto, “vive (lit. permanece) na luz” (2:10), em contraste com aqueles que “andam nas trevas” (1:6; 2:11) e que “ainda estão nas trevas” (2:9). 

A base desse forte contraste, diz João, é o fato de que ‘Deus é luz e nEle não há trevas nenhuma‘ (1:5), o que faz com que aqueles que têm comunhão com Deus continuem a andar na luz, assim como o próprio Jesus andou (2:6).

Resultados das escolhas

O parágrafo descreve a vida cristã autêntica como “vida na luz” e tem o objetivo de expor a mentira daqueles que afirmam estar na luz, mas que, na verdade, andam nas trevas, e de afirmar e incentivar aqueles que de fato andam na luz.

A Graça Barata

Em Jo1:6-10, a mensagem proclamada por João e seus companheiros está em forte contraste com as “reivindicações” dos falsos profetas. No centro dessas afirmações há um erro radical sobre a natureza de Deus e, portanto, sobre a realidade e a seriedade do pecado. 

Se Dissermos

João usa a frase “se dissermos” três vezes para expor essas afirmações (1:6, 8, 10), as duas primeiras seguidas pela adversativa “e não…” (1:7, 9), estabelecendo o contraponto apropriado ao erro.

A Provisão Divina

O ensino sobre a realidade e a seriedade do pecado, bem como o ensino sobre a provisão de Deus para os pecadores (2:1-2), domina essa seção do parágrafo e vincula 1:6-2:2, onde é apresentado o problema, e em seguida é apresentado a solução da parte de Deus.

A verdade - Andando na Luz
A verdade – Andando na Luz – Imagem meramente ilustrativa

A verdade de Deus revelada

Duas coisas estão em vista nessa declaração sobre Deus. Primeiro, a declaração de que Deus é luz e totalmente desprovido de trevas significa que Deus é verdadeiro e aquele que tornou “a verdade” conhecida. 

Isso Deus fez, primeiro no Verbo da Vida que apareceu, depois na mensagem que foi ouvida e proclamada por Ele. “Assim, aqueles que conhecem Deus afirmarão a verdade de Deus e caminharão à luz dessa verdade porque a verdade “está neles” (1:7;  2:10).

Sempre a Verdade

Por outro lado, aqueles que negam a verdade de Deus mostram que a verdade “não está” neles (1:10) e que, em vez de estarem na luz, eles ainda estão de fato “nas trevas” (1:6). 

Afirmar conhecer o Deus que é a verdade e ainda assim andar nas trevas(em pecado) é, portanto, ser “mentiroso” e não “viver a verdade” (1:6). 

Pior ainda, é fazer com que Ele, ou seja, a Vida que apareceu e que revelou a verdade, seja “mentiroso” (1:10). Independentemente do que essa pessoa possa alegar, na realidade ela não tem comunhão com o Deus que é luz e verdade.

A santidade de Deus revelada

Em segundo lugar, a declaração de que Deus é luz e desprovido de trevas significa que Deus é perfeitamente santo e justo, Ele próprio sem pecado e, portanto, totalmente oposto ao pecado. 

O “pecado”, por sua própria natureza, pertence ao reino das trevas e não à luz. Como veremos a seguir, aqueles que estão na luz, portanto, reconhecerão a verdade sobre o pecado, se oporão a ele e buscarão a pureza e a retidão.

Os Olhos Vendados

Em contrapartida, aqueles que estão nas trevas negam a verdade sobre o pecado, alegando “não temos pecado” (1:8) e “não temos cometido pecado” (1:10).

Tais afirmações, longe de serem evidências de que alguém é verdadeiramente iluminado, são, de fato, a própria antítese da verdade e da luz. 

Fazer tais afirmações é, de fato, “mentir” (1:6), “enganar a nós mesmos” (1:8) e fazer com que Deus “seja um mentiroso” (1:10) – linguagem forte, de fato, mas que é bastante compreensível, dada a preocupação de João com seus leitores.

O Falso Ensino

O que os falsos mestres estavam ensinando, portanto, era um evangelho que não tinha lugar para o pecado como culpa moral e, portanto, não havia necessidade de perdão ou purificação. 

A verdade

A libertação da ignorância, e não das consequências devastadoras do pecado, parece ter sido a salvação espiritual que estavam defendendo. 

Essa visão do pecado, de Deus e da natureza da comunhão com Deus não deixava espaço para uma mensagem que proclamava a necessidade da expiação e, portanto, da encarnação.

Andando na Luz

Os verdadeiros crentes são aqueles que estão andando na luz, assim como Jesus andou na luz. Na prática, isso significa que eles andam na verdade, na justiça e no amor.

Andar na luz significa: Viver à luz da verdade de Deus, como Deus é luz, aqueles que andam na luz, e somente eles, são os verdadeiros “conhecedores de Deus“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *