Pular para o conteúdo

Mulher Samaritana, uma linda história

Mulher Samaritana

A história de Jesus e a mulher Samaritana no poço é o encontro mais longo registrado no livro de João. 

Sim, a mulher, sem ter seu nome mencionado, apenas conhecida por ser samaritana, estava no poço e foi a primeira a espalhar as boas novas de Jesus, o Messias, aos habitantes de sua cidade, Samaria.

Mulher Samaritana
Mulher Samaritana

Um Caminho Diferente

Encontramos essa história apenas em João 4:1-42. Era cedo no ministério de Jesus, sua popularidade estava aumentando; os líderes judeus não ficaram satisfeitos.

Jesus decidiu deixar a Judéia e voltar para a Galileia devido a uma situação envolvendo os fariseus. A Escritura nos diz: “era-lhe necessário atravessar a província de Samaria” (v4).

Muitos judeus evitavam a província, optavam por usar um caminho longo que passava em torno de Samaria, era uma prática comum, evitar qualquer tipo de contato com os samaritanos.

Mas, por razões que só Ele sabia, então teve que passar por Samaria. Foi a vontade de Seu Pai? Ele tinha um compromisso para cumprir?

Quem Eram os Samaritanos?

Samaria era a capital do reino do norte de Israel.

As razões são complicadas, mas contendas, reclamações fiscais e uma propensão a não seguir a Deus levaram à separação das 12 tribos de Israel. Israel dividiu-se em dois – o reino do norte de Israel (Samaria) e o reino do sul da Judéia; dirigido pela tribo de Judá.

Os estrangeiros se estabeleceram em Samaria e misturaram seus deuses estrangeiros com o verdadeiro Deus de Israel (2 Reis 17:24). Os samaritanos eram odiados pelos judeus por seu casamento com povos não-judeus.

Samaritanos
Samaritanos

Diferença Entre Judeus e Samaritanos

Os samaritanos só reconheceram a Torah, 5 primeiros livros da Bíblia, rejeitando os livros restantes da Bíblia Hebraica.

Samaritanos e judeus também discordavam sobre seus locais sagrados.

Os judeus acreditavam que o templo em Jerusalém era o único lugar apropriado para adorar a Deus. Os samaritanos, no entanto, acreditavam que seu templo, no Monte Gerizim, era onde ocorria a verdadeira adoração.

Este local ficava perto do local onde está o poço de Jacó, que existe até hoje, na atual cidade de Nablus, Cisjordânia.

Mulher no Poço de Jacó

É no poço de Jacó que Jesus faz uma pausa em sua viagem rumo à Galiléia. As escrituras nos dizem que foi no calor do dia, por volta do meio-dia. Já haviam percorrido uma distância aproximada de 150km desde a Judéia, cerca de 3 dias de caminhada, devido ao calor, certamente estariam cansados, com calor e sede.

Jesus enviou os discípulos para comprar alimentos e sentou-se no poço, até que chegou uma mulher Samaritana.

Água viva
Água viva

Por que a Mulher Samaritana Estava Tirando Água ao Meio-dia?

As pessoas geralmente procuravam um local sombreado para comer e cochilar durante a parte mais quente do dia.

As tradições culturais nos dizem que as mulheres tiravam água do poço no frio da manhã, bem cedo, após voltavam para suas casas para seus afazeres. Era também um momento social para as mulheres.

O fato de ela ter ido sozinha ao poço, no hora mais inconveniente, nos traz a informação que ela não participava “do social” com as demais mulheres, talvez por não ser uma pessoa bem vista pela sociedade.

Quem era a Mulher do Poço?

João não nos dá o nome dela; só que ela era de Samaria. Quando ela chega, Jesus lhe disse: “Dá-me de beber?” (v7).

Parece um pedido simples, mas quando Jesus falou com ela, quebrou muitas tradições culturais.

Os homens não desenvolviam diálogos com mulheres que não eram  parentes. Eles raramente falavam com suas próprias esposas, irmãs ou filhas em público.

As mulheres na época de Jesus enfrentaram duras discriminações em muitas frentes. Os judeus sempre consideraram as mulheres samaritanas “impuras“.

Na época, parte das orações matinais diárias dos homens judeus agradecem a Deus por não os criar mulheres!

O principal objetivo de uma mulher era engravidar e cuidar do lar. Naquele tempo, a Justiça não permitia nem o depoimento delas. Os homens consideravam as mulheres como uma propriedade, dada por seus pais a seus maridos.

Jesus e a Mulher Samaritana

Porque nada disso incomodava Jesus.

Ele lhe pede uma bebida, mas beber de seu cálice teria tornado Jesus impuro. É por isso que ela lhe pergunta: “Você é Judeu, e eu sou uma mulher samaritana. Como você pode me pede de beber?” v9.

Ele continua a atraí-la para a conversa.

“Se você conhecesse o dom de Deus e quem é que te pede uma bebida, você teria pedido a ele, e ele teria lhe dado água viva.” V10.

“Senhor, disse a mulher, você não tem nada para pegar água e o poço é profundo. Onde você pode obter essa água viva?” v11.

Ela pode ter pensado que Jesus estava descrevendo a água que fluía de uma fonte, também chamada de água viva em sua época. Eles achavam que era superior à água de poço.

Mas Jesus estava se referindo à água espiritual, que sacia a sede espiritual e dá a vida eterna.

Ele diz a ela que a água que Ele dá garante que ela nunca mais terá sede. Sua água viva se tornará “uma fonte de água que brota para a vida eterna”. V14.

Sem entender, ela pede essa água para não ter que ficar vindo para o poço.

5 Maridos da Mulher Samaritana

Então o momento em que Jesus se revela a ela: “Vá, chame seu marido e volte.” Jesus diz-lhe. v16, Isso não estaria fora da norma. Ter o marido lá teria tornado a conversa mais socialmente aceitável.

Ela responde: “Não tenho marido.” V17.

Isso era verdade, mas Jesus já conhecia sua história conjugal. Ele diz-lhe:

“Você tem razão quando diz que não tem marido. O fato é que você teve cinco maridos, e o homem que você tem agora não é seu marido.”

Jesus, não só tinha o que ela precisava (água viva), Ele também sabia coisas sobre seu passado que ela não havia revelado. Observe que Jesus não a condenou ou a chamou a se arrepender, mas gastou Seu tempo tentando atraí-la para Ele.

Neste momento creio que Jesus estava tratando de dois assuntos, o primeiro sem dúvida sobre a vida da mulher e seus relacionamentos, a fim dela entender que precisava mudar de vida, e provar da água da vida que Ele lhe falava.

Por outro lado, Jesus deixou uma mensagem aos Samaritanos, em (2 Reis 17:24) fala sobre os povos que vieram habitar em Samaria que trouxeram consigo os seus deuses.

O povos que o Rei da Assíria trouxe foram gente da Babilônia, Cuta, Ava, Hamate e Sefarvaim, cinco povos que passaram a habitar em Samaria, e fez com que se misturassem e este é o motivo dos judeus não se misturarem com os samaritanos.

Entendo que Jesus estava deixando um recado a Samaria, que havia deixado de cultuar e não temeram o Deus da terra a ponto do Senhor enviar leões para o meio deles.

Divórcio nos Tempos Bíblicos

Na sociedade atual, se alguém foi casado 5 vezes, o preconceito já questiona as habilidades de relacionamento. Mas, na época de Jesus, as realidades da vida das mulheres eram muito diferentes.

Certamente essa mulher devia ser tratada como alguém com uma história sexual vergonhosa devido a seus relacionamentos, contudo, não temos maiores detalhes sobre. Certamente há muitas possibilidades que poderiam explicar sua história, porém muito no campo da especulação.

Reconhecimento

“Senhor, disse a mulher, posso ver que você é um profeta.” Nenhum estranho que passasse pela região saberia desses detalhes de sua vida. (Jo 4:19)

Você consegue sentir o comportamento dela amenizando?

O único profeta que os samaritanos esperavam vinha da promessa de Jesus como Messias (não da mesma forma que os judeus) em Dt 18:15.

Possivelmente surpresa e desconfortável quando Jesus fala de seu passado, ela tenta redirecionar a conversa para longe de si mesma e para o lugar correto para adorar, uma disputa que dividiu amargamente judeus e samaritanos.

Como Jesus Ajuda a Mulher Samaritana?

Não interessado em estabelecer um local específico, geográfico de onde adorar, Jesus a conduz para a verdadeira adoração.

“Mas vem a hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai no Espírito e na verdade, porque são estes que o Pai procura. Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em  Espírito e em verdade.” v23-24.

Jesus quis ajudá-la a entender que Deus é uma presença espiritual, que não se limita a locais físicos de adoração. Ele está em toda parte e podemos adorá-Lo a qualquer hora ou lugar.

Sem entender o que Ele está lhe dizendo, ela finalmente responde com o coração aberto:

“Eu sei que o Messias está chegando. Quando ele vier, vai nos explicar tudo” v25.

Você consegue ouvir a saudade em sua voz? Parece que ela está ansiando pelo dia em que o Messias viria, e ela entenderia completamente.

Ela se agarrou a essa pepita minúscula de fé e promessa de restauração.

Jesus se Revela à Mulher no Poço

Vemos a mulher samaritana crescer de um pouco hostil, para curiosa, para reconhecer a visão sobrenatural de Jesus. Seu jeito atencioso e atencioso a atraiu.

Jesus então declara: “Eu, aquele que vos fala, sou ele”. V26.

Quando Jesus faz Sua declaração, Ele sabia que ela estava pronta para receber o que Ele ofereceu e responder com fé.

Ela então o vê com os olhos abertos e imediatamente deixa seu cântaro de água. (Isso lembra os discípulos que deixaram suas redes para seguir Jesus…)

Ela corre de volta para a cidade para dizer às pessoas (que antes a evitavam abertamente): “Venha, veja um homem que me contou tudo o que eu já fiz. Poderia ser o Messias?” v29.

Jesus a confronta com relação a seus pecados e mal-entendidos, mas ela sentia Seu amor e preocupação por seu bem-estar. Que mudança em relação à sua vida normal, cotidiana.

Desconsiderando suas razões para evitá-la, o povo agora a ouviu e saiu da cidade para encontrar Jesus. Seu convite foi tão impactante que “muitos dos samaritanos daquela cidade acreditaram nele”.

Não só os samaritanos acreditaram, mas também encorajaram Jesus e Seus discípulos a ficarem com eles por mais dois dias.

Comer sua comida, ficar em suas casas e até falar com samaritanos teria sido ofensivo. Mas Jesus quebrou essas correntes e, por causa de Seus ensinamentos, muitos mais se tornaram crentes.

Eles disseram à mulher:Não acreditamos mais só por causa do que você disse; agora ouvimos por nós mesmos, e sabemos que esse homem é realmente o Salvador do mundo“. v42

Curiosamente, este é o único versículo em João onde Jesus é chamado de “Salvador“. A outra passagem que encontramos nos Evangelhos é em Lucas 2:11. Os samaritanos chegaram a chamá-lo de “Salvador do mundo“, reconhecendo que Ele veio não apenas para os judeus, mas para os samaritanos e todas as pessoas.

Lições da Mulher Samaritana

O que podemos aprender com a mulher do poço? Tantas lições!

Seu testemunho levou à salvação imediata de muitos em sua cidade.

Como ela acreditava, ela não podia guardar o conhecimento para si mesma. Ela se torna ousada e por sua fé, uma voz destemida.

Se as pessoas vão crer em Jesus, elas precisam de alguém para lhes contar sobre Ele!

Sua baixa posição em sua comunidade, gênero, raça e estado civil não a impediu de manifestar sua fé. Outros a viam como vergonhosa e imerecida. Jesus a via como uma vida preciosa.

Jesus tem um coração para todas as pessoas. Seu amor, aceitação e salvação estão abertos a todos.

Ela tinha o desejo de entender e não tinha medo de fazer perguntas a Jesus. Ela acreditou nEle como Ele se revelou a ela.

●Não precisamos viver uma vida melhor antes de vir a Ele. Ele quer satisfazer nossas necessidades espirituais com Sua “água viva” para nos saciar.