O que significa: A terra, porém, estava sem forma e vazia (Gênesis 1:2)? Em outras versões temos: “ a terra era sem forma e vazia…”
Conteúdo
O estudo e compreensão do significado do que está escrito em Gênesis 1:2 é um tema fascinante e controverso para muitos estudiosos da Bíblia. A tradução literal indica que a terra era “sem forma e vazia“. No entanto, existem variações na interpretação deste verso para as palavras no hebraico.
Vamos explorar essas questões e assim, chegar a uma compreensão mais clara, porém não definitiva, deste importante versículo bíblico.
No Princípio Criou Deus os Céus e a Terra
O que realmente significa “A terra era sem forma e vazia“? É uma descrição literal da condição física da Terra naquele momento ou há um significado mais profundo e simbólico por trás dessas palavras?
Neste artigo, exploraremos essas questões e tentaremos chegar a uma compreensão mais clara, porém não definitiva, deste importante verso bíblico.
Gênesis, o princípio
O Livro de Gênesis 1:1, “Bereshit”, diz que no princípio Deus criou os céus e a terra.
Nesta afirmação há o que entendemos como a primeira informação relevante sobre a criação de Deus, estabelecido aqui o cenário inicial da terra.
A Terra era sem forma e vazia
No entanto, na sequência, o próximo versículo traz uma informação um tanto quanto curiosa: “a terra, porém, estava sem forma e vazia” (Gênesis 1:2). A primeira vista nos parece simples, porém, ao analisar as palavras no hebraico “tohu” é literalmente traduzido como “sem forma” e “vavohu” é traduzido como “vazio”.
No Hebraico
O curioso é que essas mesmas palavras sofrem variações no hebraico, inclusive são citadas em outras passagens da bíblia.
Existe para estas palavras variações de condição:
“thohu” indicando como caos, caótico, destruído, deserto (Deut 32.10), assolar, desolação (Jó 6.18), (Jó 12.24), (Sal 107.40) sem caminho, coisa sem valor, em vão, devastado, um tom negativo. Em Isaias 45:18 está escrito que Deus não criou a terra para ser um caos…
“vavohu” um significado de mais do que vazio, um vácuo, vacuidade, sem definição.
As duas palavras aparecem juntas no livro de (Jr 4.23) na mesma forma e condição escrita em Gênesis 1.2.Nesta passagem Jeremias cita a Torah.
Livro de Isaías
No versículo 11 do capítulo 34 de Isaías, encontramos as palavras mencionadas, desta vez não estão escritas como no livro de Gênesis, a palavras “thohu” aparece traduzida para confusão, “vhohu” traduzida para vaidade, em algumas versões está traduzido como “prumo de ruína”.
Tohu-vavohu
Ao pé da letra, a terra era um deserto caótico, confuso e devastado e vazio. Para algumas interpretações, o versículo 2 nos traz a informação da criação como a matéria em si, porém ainda sem definição, onde então, a partir do versículo 3 temos a ordenação e organização da criação.
Entre o Versículo 1 e 2
Há interpretações que acreditam que houve um período de tempo indefinido, um hiato,um intervalo, uma pausa, entre o os versículos 1 e 2 de Gênesis, e então, aconteceu algo que fez com que a terra passasse de totalmente criada e bela para “sem forma e vazia, deserta, sobre o caos, desolada”, período este que acredita-se na possibilidade da queda dos anjos por causa de um tipo de revolução ou rebelião nos céus, estes são lançados a terra e então surge a devastação, o caos.
…Caindo do Céu…
Lucas 10.18, Isa 14.12, estão entre os versículos que baseiam esta informação, em que os anjos caíram do céus na terra, porém a bíblia não dá respaldo concreto para esta afirmação, em que este fato tenha ocorrido no período compreendido entre os versos 1 e 2 de Gênesis.
O Processo da Criação
Outra linha de interpretação entende que este era o formato original, antes da criação que se inicia no versículo 3 de Gênesis, a terra sem forma definida, como que aguardando ser configurada, o próximo passo ou etapa, como um modelo inicial a ser trabalhado, aguardando cada etapa de um processo organizado.
Não identificam necessidade teológica ou razão exegética para colocar um intervalo de tempo entre os dois versículos. Entendem que argumentar a favor disso seria simplesmente uma suposição sem base em princípios interpretativos confiáveis.
Ao explorarmos as possibilidades de significado por trás do versículo 2 do capítulo 1 de Gênesis, esperamos ter oferecido uma nova perspectiva e estimulado o pensamento crítico acerca desse importante trecho bíblico, para nos trazer a reflexão sobre o texto: A terra era sem forma e vazia.
Através de uma análise cuidadosa e reflexiva, podemos compartilhar de duas formas de interpretação e da profundidade da mensagem presente no texto de Gênesis.
Convidamos a todos a continuarem acompanhando nosso site e a seguirem nossos perfis nas redes sociais, Facebook e Instagram, para se manterem atualizados sobre nossos próximos artigos e estudos bíblicos.
Juntos, podemos continuar explorando as riquezas da Palavra de Deus.
Pingback: Caim e Abel, entenda a diferença das ofertas - Creio Sim
Pingback: Fé, 1 Dom de Deus, Pela Graça Sois Salvos - Creio Sim